Nascido em 16 de abril de 1889 em Walworth, Londres, Charles Spencer Chaplin, sempre gostou de atuar. Quando criança, ele teve uma grava doença que o deixou de cama por algumas semanas, então sua mãe se sentava à janela e encenava o que estava acontecendo do lado de fora. Segundo ele, foi daí que a paixão pela atuação surgiu.Trabalhou em diversas peças de teatro, mas foi com sua carreira nos cinemas que ele se transformou em uma lenda na história da sétima arte.
Chaplin é um dos principais ícones do gênero por sua facilidade de expressão através de gestos – as famosas mímicas – e pela comédia pastelão influenciada pelo teatro, em que tudo é muito exagerado.
Chaplin dedicou sua vida à carreira artística, que durou mais de 75 anos. , seu talento foi reconhecido enquanto ele ainda estava bem vivo e ativo, o que o tornou um grande astro. Isso fez dele um alvo fácil para a imprensa e, dessa forma, seus filmes e a vida particular sempre foram assuntos que deram o que falar. Um dos maiores legados deixados pelo ator foi a United Artists, companhia de distribuição de filmes
No cinema, seu papel mais famoso foi o personagem The Tramp, que no Brasil ficou conhecido como o vagabundo , que era um andarilho de gestos refinados, apesar do visual desleixado e decadente.
Assista um dos seus vídeos mais famosos e que retrata bem o seu dom de atuar.
-Em 1925, se tornou o primeiro ator a estampar a capa da revista “Time”.
Estava com 73 anos quando seu filho mais novo nasceu.
- Durante os 75 anos de carreira, escreveu e atuou em 87 trabalhos e dirigiu 74 deles.
- Em 1992, foi interpretado por Robert Downey Jr. no filme biográfico “Chaplin”.
- No dia 3 de março de 1978, seu corpo foi roubado do cemitério Corsier-Sur-Vevey e só foi encontrado pela polícia em 18 de maio. Após a recuperação do corpo, Chaplin foi reenterrado no mesmo local, mas com uma grande lápide de cimento.
Comentários
Postar um comentário